ESCALA RICHTER - MEDE AMPLITUDE DO TERREMOTO

* Para melhor visualização clique duas vezes na tabela
I - HISTÓRIA:
A Escala Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutemberg, ambos membros do California Institute of Technology, que estudavam sismos no sul da Califórnia, utilizando um equipamento específico - o sismógrafo Wood-Anderson. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas. A história não conservou o nome de Beno Gutemberg. No princípio, esta escala destinada a medir unicamente os tremores que se produziram na Califórnia (Oeste dos Estados Unidos).

Apesar do surgimento de vários outros tipos de escala para medir terremotos, a escala Richter continua sendo amplamente autilizada.
II - PRINCÍPIO:
É uma escala lagarítmica: a magnitude de Richter coresponde ao logaritmo da medida da amplitude das ondas sísmicas de tipos P e S a 100km do epicentro. A fórmula utilizada é:
ML = logA - log A0, onde A - Amplitude máxima medida no sismógrafo e A0 - Amplitude de referência.
III - GRADUAÇÃO:
Na realidade, os sismos de magnitude 9 são excepcionais e os efeitos das magnitudes superiores não foram ainda descritos. O sismo mais intenso já registrado atingiu o valor de 9,5, e ocorreu em 22 de maio de 1960, no Chile.
NOTA NA TABELA:
(1) Certos sismos de magnitude inferior a 2 podem contudo serem sentidos muito localmente se o epicentro for localizado exatamente sob as habitações e o abalo se tratar de réplica. Certos sismos de magnitude próxima de zero, ou mesmo negativos, podem assim serem percebidos.
(Wikipédia - Enciclopédia Livre)
Luiz Valzenir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE PROJETO EM SERVIÇOS DE ENGENHARIA CIVIL (MODELO)

DETALHAMENTO ESCADA ESTILO CASCATA