PANAMÁ - CANAL DO PANAMÁ

FALANDO EM ENGENHARIA, COM CERTEZA, DEVEMOS MENCIONAR ESSA MAGNÍFICA OBRA DE ENGENHARIA.
NAS DISCIPLINAS DE HIDRÁULICA, PONTES E HIDROLOGIA APLICADA, QUANTAS VEZES NÃO FALAMOS DAS ECLUSAS DO CANAL DO PANAMÁ, COMO TAMBÉM SOBRE OS DESNÍVEIS ENTRE OS OCEANOS.
CANAL ARTIFICIAL CONSTRUÍDO PELOS EUA NO PANAMÁ (América Central), PARA LIGAR OS OCEANOS ATLÂNTICO E O PACÍFICO POR MEIO DO ISTMO DO PANAMÁ. TEM 82km DE EXTENSÃO E SEIS ECLUSAS QUE ELEVAM OS NAVIOS A ATÉ 26m ACIMA DO NÍVEL DO MAR E COMPENSAM O DESNÍVEL DE MAIS DE 3m ENTRE OS DOIS OCEANOS. A TRAVESSIA DEMORA DE 8 A 10 HORAS. A CONSTRUÇÃO DO CANAL REDUZIU DRASTICAMENTE O PERCURSO ENTRE OS DOIS OCEANOS, O QUE ANTES SÓ ERA POSSÍVEL PELO ESTREITO DE MAGALHÃES, NO EXTREMO SUL DA AMÉRICA DO SUL.
AS OBRAS COMEÇARAM EM 1881 SOB A DIREÇÃO DO CONSTRUTOR FRANCÊS FERDINAND DE LESSEPS, QUE HAVIA FEITO O CANAL DE SUEZ. FORAM SUSPENSAS EM 1889, COM A FALÊNCIA DA "COMPAGNIE UNIVERSELLE DU CANAL INTEROCÉANIQUE". DEPOIS DA INDEPENDÊNCIA DO PANAMÁ, EM 1903, E DO ARRENDAMENTO PERPÉTUO DE UMA FAIXA DE SEU TERITÓRIO AOS EUA - A ZONA DO CANAL, COM 1.676km² -, OS NORTE-AMERICANOS RETOMARAM AS OBRAS EM 1904 E CONCLUÍRAM O CANAL EM 1914. POR ACORDO DE 1977, OS EUA PASSARAM AO PANAMÁ O CONTROLE DEFINITIVO DO CANAL EM 31/12/1999.

FOTO RARÍSSIMA DA CONSTRUÇÃO DO CANAL!







O CANAL DO PANAMÁ POSSUI SEIS ECLUSAS PARA QUE OS NAVIOS POSSAM ULTRAPASSAR O ISTMO DO PANAMÁ, MAIS ALTO QUE O NÍVEL DO MAR, E PARA COMPENSAR O DESNÍVEL DE MAIS DE 3 METROS ENTRE OS OCEANOS ATLÂNTICO E PACÍFICO. O NAVIO ENTRA NAS SUCESSIVAS ECLUSAS, QUE SE ENCHEM PARA ELEVÁ-LO AO NÍVEL SEGUINTE, ATÉ ATINGIR O NÍVEL MAIS ALTO DO CANAL, O LAGO DE GATÚN. DEPOIS, ELAS SÃO ESVAZIADAS PARA LEVÁ-LO AO NÍVEL DO OCEANO.
Luiz Valzenir

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