BRASIL - REGIÃO PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO TERÁ MAIOR TÚNEL EM ÁREA URBANA DO PAÍS

Área de lazer entre o Armazém 6 e a Praça Mauá


Com 3,4 mil metros de extensão, estrutura faz parte da Via Expressa do Porto Maravilha e ligará o Armazém 8 do Cais ao Aterro do Flamengo

No último sábado (20), foi iniciada a construção do maior túnel em área urbana do país, localizado no Rio de Janeiro. A estrutura de 3.450 metros de extensão faz parte da operação urbana Porto Maravilha, que promove a revitalização da região portuária da cidade.

Atualmente, o maior túnel em área urbana do Brasil é o Ayrton Senna, em São Paulo. O novo túnel carioca ligará o Armazém 8 do Cais do Porto ao Aterro do Flamengo. O primeiro passo da obra será a construção de um poço de serviço na Avenida Venezuela, espaço que servirá como entrada e saída de máquinas e operários.

De acordo com a Concessionária Porto Novo, que executa as obras do Porto Maravilha, o uso de um poço de serviço traz menos interferências para o trânsito da região, já que as áreas escolhidas para sua instalação são praças ou imóveis destinados somente para a execução de obras, eliminando a necessidade de fechar ruas.

Para a escavação do poço, a concessionária usará o método de detonação controlada. Durante o período das explosões, algumas ruas da região serão interditadas para a passagem de carros e pedestres. Os imóveis do entorno também passarão por vistorias.

A construção do túnel permitirá a abertura de uma área arborizada de lazer entre o Armazém 6 e a Praça Mauá. O espaço também servirá de passagem para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da região.

Porto Maravilha

A revitalização prevê, entre outras soluções, a construção da Via Expressa e da Via Binário do Porto, que irão substituir a Avenida Rodrigues Alves e o Elevado da Perimetral, respectivamente. A expectativa é que, após o término das obras, o fluxo do trânsito em horário de pico na região aumente 38%.

A Via Binária do Porto, com obras já iniciadas, possui 3,5 km de extensão, com três pistas em cada sentido. Já a Via Expressa terá 3.610 metros de extensão, com seis faixas de rolamento: três no sentido Avenida Brasil e três para o Aeroporto Santos Dumont.
 
Perspectiva da Via Expressa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE PROJETO EM SERVIÇOS DE ENGENHARIA CIVIL (MODELO)

ESCALA RICHTER - MEDE AMPLITUDE DO TERREMOTO