RÚSSIA - INAUGURAÇÃO DA PONTE ESTAIADA COM VÃO CENTRAL DE 1.104m

 Considerada com o maior vão livre do mundo, estrutura tem 3.100 m de extensão, gabarito de navegação de 70 m e quatro pistas de rolamento

Foi inaugurada nesta segunda-feira (02/07/2012), na Rússia, a ponte estaiada com o maior vão central do mundo - 1.104 metros. A construção, ao sul da cidade de Vladivostok, possui 3.100 metros de extensão e irá ligar o continente à Ilha Russky.

Os cabos de sustentação da ponte estaiada possuem de 135 a 580 metros de comprimento e estão distribuídos em dois mastros. O gabarito de navegação é de 70 metros. Já o tabuleiro tem 21 metros de largura para abrigar quatro pistas de rolamento.

O projeto levou em conta as condições climáticas da região, que possui temperatura variando de -31º C a 37ºC, alta velocidade do vento e formação de gelo durante o inverno. A estrutura do vão central possui uma seção aerodinâmica para resistir ao vento tempestuoso.

Antes da inauguração, a ponte passou por um ensaio de carga, utilizando 28 caminhões basculantes, cada um carregado com 27,5 toneladas métricas de brita. Os automóveis seguiram percursos desenvolvidos especialmente para a obra, como movimento aleatório, o movimento em velocidades diferentes, com frenagem, sobre uma lombada, etc.

A construção, sob responsabilidade da USK MOST OJSC , foi iniciada em 2008 e faz parte de um programa federal para o desenvolvimento da cidade de Vladivostok em um centro de cooperação internacional entre a região Ásia-Pacífico.

 

 

Luiz Valzenir

Engenheiro Civil

Comentários

Anônimo disse…
Os americanos do norte andam filmando estática, esférica, sequencial e ciberneticamente 1/2 mundo com seus carrinhos street view. Isto pode até "insolver" a indústria de turismo. Brincadeira a parte vim parar aqui por conta desta brincadeira. Desde menino ouço falar desta Vladivostok no extremo leste daquele mundão. Agora dou um giro por cima, observo uma cidade escondida em golfos atrás de golfos antes de se abrir à vastidão do mar do japão. Duas pontes estaiadas chamam a atenção aqui do velho engenheirão orgulhoso da profissão. Despenco dos céus, mergulho e passeio por sobre seus magníficos tabuleiros...

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE PROJETO EM SERVIÇOS DE ENGENHARIA CIVIL (MODELO)

ESCALA RICHTER - MEDE AMPLITUDE DO TERREMOTO