BRASIL - SÃO PAULO - Trecho leste do Rodoanel tem viaduto de 8,8 km construído com tecnologia portuária
A obra do encontro leve estruturado do trecho leste do Rodoanel
possui tecnologia portuária que permite a cravação das estacas de sustentação
de forma aérea, ou seja, sem contato com o solo. O encontro leve é um viaduto
de 8,8 km
de extensão que está sendo construído em Suzano (SP), sobre as várzeas dos rios
Tietê e Guaió. A execução dele é feita com auxílio de uma máquina chamada
cantitravel. Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), é
a primeira vez que esse equipamento, geralmente utilizado em obras portuárias,
é usado para construção de uma rodovia.
Na manhã desta quinta-feira (19), as obras do viaduto foram
visitadas pelo governador Geraldo Alckmin, que destacou a solução adotada,
principalmente por reduzir o impacto ambiental nas várzeas, que recebem as
cheias dos rios. Nesse trecho do Rodoanel, as pistas serão suspensas e o uso do
cantitravel evitará o deslocamento de 4,5 milhões de m³ de terra, quantidade
equivalente a dois estádios do Macaranã cheios, segundo a Artesp.
Se a execução fosse feita por meio do sistema convencional,
seria necessário executar dragagem, escavações ou aterros para execução dos
blocos de fundação e, a partir daí, pilares e a estrutura seriam construídos.
Com a tecnologia adotada, essas intervenções são dispensadas e a estaca é o
próprio pilar do viaduto. Ao todo, serão utilizadas 2.880 estacas, 8.640 vigas,
183 mil m³ de concreto e 22 mil toneladas de aço.
O encontro leve estruturado terá 8,8 km de extensão e será
complementado por mais dois viadutos, que atravessarão as rodovias Henrique
Eroles e Ayrton Senna, totalizando 12 km . Assim, será a maior ponte do Estado de
São Paulo e a segunda do País, atrás apenas da Ponte Rio Niterói, com 13 km .
O investimento para a construção das pistas suspensas será de R$
380 milhões. José Alberto Bethônico, diretor de engenharia da concessionária
SPMar, empresa do Grupo Bertin que administra o trecho sul e está construindo o
trecho leste do Rodoanel, explica que o custo por m² será um pouco superior ao
sistema convencional. Mas, o prazo de execução será menor, garantindo a entrega
no prazo. Além disso, a obra será sustentável, como exigia o governo.
Ao todo, o trecho leste do Rodoanel custará R$ 2,8 bilhões e
será concluído em março de 2014. O diretor de engenharia da SPMar afirmou que
as obras estão dentro do cronograma e o encontro leve deverá ser entregue cerca
de um mês antes desse prazo.
Texto extraído da PINIWEB, em 21/07/2012.
Luiz Valzenir
Comentários