OS AEROPORTOS MAIS PERIGOSOS DO MUNDO

Alguns ingredientes transformam determinados aeroportos em verdadeiras armadilhas para os aeronautas: obstáculos ao redor da pista, ventos cruzados, pistas curtas, inclinação, nevoeiro, gelo e neve, etc. Pelo fato das listas que circulam na internet normalmente incluírem aeroportos desativados recentemente, tomei o cuidado de expurgá-los para deixar somente os que estão em operação. Caso vocês tenham uma viagem marcada para algum deles, ore antecipadamente para que no dia de sua chegada Deus tenha clemência para com sua alma!
----------------------------------------------------------------------------------
9 - Shimla, Índia - o aeroporto mais aéreo do mundo!
Uma localidade que tem névoa cerca de 100 dias por ano e está situada a mais de 2.000 metros acima do nível do mar, tem todos os ingredientes do perigo. Acrescido a isto há a armadilha topográfica da pista ladeada por um despenhadeiro de um lado e uma montanha do outro. Por causa destas condições, somente pequenos aviões Dornier-228 de 18 lugares continuam a operar nesse aeroporto.
----------------------------------------------------------------------------------

8 - Lugano, Suiça - o aeroporto no fundo do balde!

A melhor metáfora para o Lugano é a do fundo do balde, uma vez que ele está rodeado de montanhas, um lago e castigado constantemente pelos fortes ventos alpinos. Algumas linhas comerciais operando nessa localidade até que o organismo de controle da aviação suiça descobriu que o ângulo necessário para fazer a aproximação estava fora dos padrões aceitos internacionalmente. Assim, desde então, os voos comerciais foram suspensos, mas o aeroporto ainda opera com voos privados.

----------------------------------------------------------------------------------

7 - Adak, Ilhas Aleutas, Alasca, Estados Unidos - é lá onde nascem os ventos!

A placa do terminal de passageiros de Adak explica o motivo pelo qual este aeroporto fica nesta lista. Nele deveria estar escrito "Welcome to Adak, Alaska Home of the Winds" (Benvindo ao Alasca, a morada dos ventos). Pelo visto, metade da placa voou longe, daí pode-se entender muito bem o motivo.

----------------------------------------------------------------------------------
6 - Courchevel, França - a pista de pouso com a topografia mais bizarra do mundo!


Essa pista merece o título de mais bizarra do mundo. Além de inclinada em 18,5 graus, ela é sinuosa. Suas operações se limitam a voos privados durante a temporada de esqui. Encontram-se no "you tube" alguns pousos e decolagens para que entendamos esse título.

----------------------------------------------------------------------------------
5 - Lukla, Nepal - pista inclinada encravada entre montanhas.

O famoso aeroporto de Katmandu localiza-se a 2.700 metros acima do nível do mar. Como é normal nas regiões montanhosas, ele tem uma pista curta de 527 metros de comprimento por 20 metros de largura e uma inclinação de 11 graus. Em uma das cabeceiras se eleva um pico de 900 metros, enquanto à outras termina num despenhadeiro. Apesar das condições severas, o aeroporto é extremamente movimentado nas estações de subida ao Monte Everest.

----------------------------------------------------------------------------------
4 - Narsarsuaq, Groelândia - pista inclinada perturbada por turbulências.


As condições climáticas da Groelândia, por si só são extremamente severas a maior parte do vento. Poucos pilotos têm condições de pousar lá, uma vez que enfrentam a pista inclinada, sinalização escassa e grande turbulência ocasionada pelo Fiorde localizado num dos lados. Nste artigo do piloto Paulo Pinto ele postou uma foto tirada da cabine durante a aproximação final num pouso em pleno inverno. É ver para crer!

----------------------------------------------------------------------------------
3 - Barra, Escócia - o aeroporto mais bizarro do mundo que não tem pista.

A placa avisa textualmente: Aeroporto Barra - Fique fora da

faixa de areia quando a biruta estiver funcionando, pois o
aeroporto está ativo. [Wikipédia]
A grande curiosidade desse aeroporto é que ele não tem pista alguma. O outro aeroporto no mundo que tem condições semelhantes está localizado na Ilha Fraser, Austrália. Em virtude da ausência de asfalto e lâmpadas sinalizadoras na pista-praia, quando as condições climáticas pioram, os moradores deixam os farois acesos so longo da praia para orientar os pilotos. Uma luz na torre de controle avisa aos transuentes quando um avião está prestes a chegar para que eles fiquem atentos à biruta e liberem o trecho de praia a ser percorido pelo avião.

----------------------------------------------------------------------------------
2 - Funchal, Ilha da Madeira - pista suspensa com área de escape zero.


Com pista ladeada de um lado pelo mar e pelo outro a montanha, a curta pista do aeroporto de Funchal foi encompridada por uma espécie de ponte para atingir o comprimento de 2.700 metros. Tal ponte, que ganhou a menção de uma das obras de engenharia mais noptáveis do século XX, tem 180 colunas e 70 metros de altura.
----------------------------------------------------------------------------------
1 - GIBRALTAR - UMA AVENIDA ATRAVESSA A PISTA.


A cidade de Gibraltar tem único aeroporto internacional do mundo onde você, depois de aterrissar, pode ir caminhando até o centro da cidade, distante cerca de 500 metros. Mas as comodidades param por aí, poeque a turbulência provocada pela formação rochosa a 400 metros da pista provocam sérias sacudidas nos aviões. O perigoso desse aeroporto fica por conta da pista curta em uma cidade espremida entre montanhas, o que tornou imperativo que uma avenida atravessasse-a, por onde trafegam os veículos normais da cidade nos intervalos entre pousos e decolagens.

Luiz Valzenir

Comentários

Isaura Valente disse…
Gostei muito do seu blog, com estes elevadores podemos ter um panorama espectacular em qualquer cidade do mundo. Também há outras inovações que gostaria e lhe mostrar, para tal só necessita de visitar o meu blog e poderá ver a natureza sem sair da sua casa nem do seu sofá. Até breve!

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE PROJETO EM SERVIÇOS DE ENGENHARIA CIVIL (MODELO)

ESCALA RICHTER - MEDE AMPLITUDE DO TERREMOTO