ESCALA RICHTER - MEDE AMPLITUDE DO TERREMOTO
* Para melhor visualização clique duas vezes na tabela I - HISTÓRIA: A Escala Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutemberg, ambos membros do California Institute of Technology, que estudavam sismos no sul da Califórnia, utilizando um equipamento específico - o sismógrafo Wood-Anderson. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas. A história não conservou o nome de Beno Gutemberg. No princípio, esta escala destinada a medir unicamente os tremores que se produziram na Califórnia (Oeste dos Estados Unidos). Apesar do surgimento de vários outros tipos de escala para medir terremotos, a escala Richter continua sendo amplamente autilizada. II - PRINCÍPIO: É uma escala lagarítmica: a magnitude de Richter coresponde ao logaritmo da medida da amplitude das ondas sísmicas de tipos P e S a 100km do epicentro. A fórmula utilizada é: ML = logA - log A0 , onde A - A...
Comentários
Estas últimas fotos foram feitas na hora que estávamos indo embora, ou seja, por volta das 12:40h, e o que é impressionante é que dentro de uma barraca logo na frete da foto, na penumbra, tem um homem trabalhando na construção da barraca, acho que fazendo um "traço de cimento". Pra você vê que nem tudo é festa!!!
Mudando de assunto... Cara foi "arretada" a abertura do São João deste ano! Um puta d'um show pirotécnico, muito forró, muita gente bonita e, o que é melhor, muita alegria no ar.
Valeu mesmo está lá.